Expectativas Frustradas

Sou uma grande fã da discografia da cantora italiana Laura Pausini, tanto quanto sou apaixonada pela primeira e inesquecível versão de “Abrázame Muy Fuerte” gravada pelo mexicano Juan Gabriel, versão esta que serviu de pano de fundo às emoções e desenlaces da novela “Abrázame Muy Fuerte”, produzida entre 2000 e 2001 pela Televisa.

Juan Gabriel e Laura Pausini
Juan Gabriel e Laura Pausini

Quando há cerca de 4 meses o cantor Juan Gabriel anunciou um disco de duetos e a possibilidade de Christina Aguilera gravar uma das faixas com ele, imediatamente desejei que ela o acompanhasse em uma grandiosa performance da épica “Abrázame Muy Fuerte”… Bem, não sei se Xtina gravará ou não um dueto com o cantor, mas o fato é que fiquei animada e até mesmo comovida ao ler há poucos minutos que sim haveria um dueto para “Abrázame Muy Fuerte” e mais ainda porque o dueto seria com a Laura Pausini, de quem sou enormemente fã.

Pois então, envolta em uma certa comoção e com expectativas altíssimas, escutei o dueto inédito. E me decepcionei. A voz de Juan Gabriel parece ter pedido a potência de 15 anos atrás, soa mais aguda que antes e me parece quase irreconhecível. O arranjo não é tão marcante e épico quanto o da versão original. Parece que subiram o tom da música para que Laura a cantasse de maneira mais confortável. Acrescentaram versos desnecessários. E a simplicidade e a naturalidade da primeira versão deram lugar a firulas inúteis, meras ostentações vocais que em uma música como “Abrázame Muy Fuerte” e considerada a competência de ambos os cantores soaram completamente desnecessárias. Perdeu-se, com tudo isso, boa parte da visceralidade, da emoção transmitidas pela combinação de arranjo, canto e letra da versão de 2000.

Enfim, estou triste. Triste porque amo a música e amo a obra da Laura Pausini, mas não consigo gostar dessa nova versão da música com a Laura Pausini. A versão original, ao menos para mim, permanece soberana como a melhor versão.

Versão 2015:

Versão 2000:

Tirem suas próprias conclusões.

Economista & Escritora. 25 anos, apaixonada por ficção, música, política e coisas fofas. Aqui vocês terão resenhas e, principalmente, textos ficcionais escritos por esta que vos “fala”.

0

Comente!